Ministra Cármen Lúcia promove reuniões com presidentes dos TREs para discutir questões relativas às Eleições 2026
O desembargador José Maria Teixeira do Rosário participou do encontro que contou com a presença dos dirigentes dos tribunais da Região Norte.

Com vistas às Eleições 2026, quando serão escolhidos os ocupantes dos cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal e estadual ou distrital, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, promoveu durante este mês de abril, uma série de reuniões com dirigentes dos Tribunais Regional Eleitoral (TREs), divididos por regiões. O presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, participou do encontro que contou com a presença dos dirigentes dos tribunais do Norte do país.
Na ocasião, a ministra Cármen Lúcia ouviu sugestões dos presidentes dos TREs e apresentou questões relativas à Justiça Eleitoral, que precisa se preparar para apresentar uma eleição de excelência em 2026 para as eleitoras e os eleitores brasileiros.
Entre os pontos discutidos, estavam as questões administrativas e temas relevantes, como a mobilização de eleitoras e eleitores para o pleito do próximo ano, com foco na ampliação da acessibilidade no processo eleitoral, incentivo ao voto facultativo (de jovens entre 16 e 17 anos e pessoas acima de 70 anos) e esforços conjuntos para alcançar 100% do eleitorado com biometria, entre outros assuntos.
Os encontros ocorreram entre os dias 2 e 23 deste mês, no Gabinete da Presidência do TSE, em Brasília, e foram divididos por regiões. Na primeira, a ministra Cármen Lúcia se reuniu com os presidentes dos TREs das regiões Norte e Centro-Oeste. Na segunda, com os dirigentes dos regionais do Nordeste. No terceiro e último encontro, a ministra recebeu os dirigentes dos TREs das regiões Sul e Sudeste e do Distrito Federal.
Texto: Ascom TRE Pará, com informações do site TSE.
Imagem: TSE