Desa. Maria Filomena de Almeida Buarque representa o TRE do Pará na posse dos novos dirigentes do TJPA
O juiz efetivo da Corte Eleitoral, Marcelo Lima Guedes e o juiz federal substituto, Domingos Daniel Moutinho Filho, também prestigiaram a cerimônia.
A corregedora e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargadora Maria Filomena de Almeida Buarque, representou o Regional Eleitoral na Sessão Solene de Posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) para o Biênio 2025-2027 realizada na noite da segunda-feira (03), no Plenário Des. Oswaldo Pojucan Tavares, no edifício-sede do TJPA, em Belém.
Durante a solenidade, a desembargadora-corregedora integrou a mesa oficial da solenidade em nome do presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, ao lado de autoridades como o governador do estado, Hélder Barbalho, e a então presidente do TJ, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos.
Foram empossados o novo presidente do TJPA, desembargador Roberto Gonçalves de Moura, o vice-presidente, desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto, e a corregedora-geral de justiça, desa. Maria Elvina Gemaque Taveira. Também empossado o novo Conselho da Magistratura formado pelos desembargadores Pedro Pinheiro Sotero, Luana de Nazareth Amaral Henriques Santalices, Alex Pinheiro Centeno e José Torquato Araújo de Alencar.
O juiz efetivo da Corte Eleitoral, Marcelo Lima Guedes e o juiz federal substituto do TRE, Domingos Daniel Moutinho Filho, prestigiaram a cerimônia.
Pelo TRE do Pará, também participaram os secretários de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, e de Finanças, Orçamento e Contabilidade, Ricardo Serruya; o assessor de Contas Eleitorais e Partidárias, Osmar Frota; a chefa de Gabinete da Corregedoria, Ingrid Agrassar; a assessora de Cerimonial, Patrícia Saboya e o Assessor de Governança de TI, Roberto Lopes Rocha.
No discurso de agradecimento e despedida, a desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia falou sobre a gratidão a Deus, a todos os colegas de magistratura, aos servidores e familiares pelo apoio prestado ao longo da gestão iniciada no ano de 2023. "Estou muito feliz pelo trabalho desenvolvido e que Deus ilumine a nova gestão, para que tenham a mesma leveza no cumprimento de suas tarefas. Obrigada a todos que estão aqui ", destacou.
Depois de prestar o juramento como presidente do Tribunal, o desembargador Roberto Gonçalves Moura recebeu o Grão-Colar da Ordem do Mérito Judiciário, símbolo máximo da chefia do Poder Judiciário do Estado, e deu posse à corregedora-geral de Justiça e ao Conselho da Magistratura.
No discurso de posse, o novo presidente do TJPA falou sobre a responsabilidade de conduzir o Judiciário paraense em um ano marcado pela realização, em Belém, da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). "É com imensa honra e profundo senso de responsabilidade que assumo a presidência do Tribunal de Justiça do Estado. Enfatizo a importância das parcerias com os tribunais de contas e a sinergia entre nossas instituições é crucial para a promoção da transparência, da eficiência e da justiça. Isso também em relação à colaboração com o Conselho Nacional de Justiça, que desempenha um papel vital de coordenação e do fortalecimento do nosso Poder Judiciário", enfatizou o desembargador.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.