Palestra debateu a participação feminina na política
O evento celebrou 93 anos da aprovação do Código Eleitoral em 1932; a instituição da Justiça Eleitoral e a primeira vez em que o direito ao voto das mulheres foi expresso em uma lei nacional.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), apresentou a palestra “Participação Feminina na Política – Década de 1930”, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral. O evento celebrou os 93 anos da aprovação do Código Eleitoral em 1932; a instituição da Justiça Eleitoral e a primeira vez em que o direito ao voto das mulheres foi expresso em uma lei nacional, na segunda-feira (24),
A palestrante, Bárbara Leal Rodrigues, é mestre em História Social da Amazônia no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará, na linha de pesquisa "População, família, migração e gênero". Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Pará, ela integra o Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade, Educação e Geração (Genseg/Uepa) e desenvolve pesquisas na área de gênero e feminismos.
Em sua apresentação, a professora contextualizou a participação das mulheres na política e, mais especificamente, das paraenses, passando por atuações como de Corina Pegado e Maria Beltrão, primeiras a reivindicar o alistamento eleitoral e Rose Blanche, primeira mulher eleita prefeita no município de Vigia.
Um público diversificado acompanhou a palestra, formado principalmente por servidores, estudantes, pesquisadores, entre outros. A secretária Judiciária, Rosiane Martinelli, representou o direitor-geral, Bruno Giorgi.
A apresentação do evento foi feita pela chefe da Seção De Capacitação, Cidadania, Biblioteca e Pesquisa, Valena Wanzeler, que representou no evento a coordenadora da EJE, Natalie Castro. Na ocasião, Valena ressaltou projetos encabeçados pela EJE na busca de uma maior participação na política, não apenas das mulheres, mas também de pessoas com deficiência, crianças e jovens e outros. “Em nossas palestras sempre reforçamos que ninguém pode defender nossos direitos melhor que nós mesmos, por isso é tão importante a participação feminina na política”, destacou.
Após a palestra, foi aberto um momento para a interação entre os presentes, quando surgiram questionamentos acerca do interesse das mulheres pela política. “Acredito que exista um interesse sim por parte das mulheres, mas existe ainda uma falta de interesse dos próprios partidos políticos, em investir verdadeiramente nessa participação”, pontuou a palestrante.
Texto: Alexandra Cavalcanti /Ascom TRE do Pará.
Fotos: Leonardo Moraes /Ascom TRE do Pará.