Nova gestão do TRE do Pará se reúne com o Comando Militar do Norte

O encontro entre o presidente do Tribunal e a cúpula do CMN ocorreu na manhã de quinta-feira (20) e teve o objetivo de reforçar o trabalho conjunto da Justiça Eleitoral com o Exército Brasileiro.

Nova gestão do TRE do Pará se reúne com o Comando Militar do Norte
Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador José Maria Teixeira do Rosário, e o diretor-geral, Bruno Giorgi Almeida, se reuniram com a alta cúpula do Comando Militar do Norte do Exército na manhã de quinta-feira, 20, na sede do Quartel General Integrado (QGI), que fica localizada no bairro da Campina, em Belém. A visita institucional, seguida de um almoço, reforçou o compromisso entre a nova gestão do TRE do Pará e o Exército Brasileiro para garantir o exercício pleno da cidadania eleitoral em um estado de dimensões continentais como o Pará.

Estiveram presentes o Comandante Militar do Norte, general José Ricardo Vendramin Nunes; o Comandante da 8ª Região Militar, General Carlos Feitosa; o Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, General Veiga; comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, general Roberval de Almeida; chefe do Estado-Maior do CMN, general de brigada Santana Netto; chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOp), general Nagy; além do chefe do Gabinete da Polícia Judicial do TRE do Pará, Jorge Monteiro.

Entre os assuntos abordados sobre as eleições, estão os desafios de alcançar áreas remotas onde habitam, entre outras, comunidades indígenas, bem como a preparação com antecedência do efetivo militar que atua nos pleitos eleitorais. Para o desembargador José Maria Teixeira do Rosário, a aliança entre as duas instituições demonstra o cuidado com a segurança e a celeridade da Justiça Eleitoral no Pará. "O Exército é um importante parceiro do TRE durante as eleições, garantindo que todo cidadão possa exercer o direito ao voto, independentemente de onde ele esteja", afirma o presidente do TRE do Pará.

O diretor-geral, Bruno Giorgi Almeida, também destacou o aprimoramento da logística em cidades distantes por parte do CMN, especialmente no próximo pleito que, segundo ele, requer uma atenção especial por ser tratar de uma eleição geral. "Precisamos fortalecer essa cooperação para evitar propagandas enganosas e crimes eleitorais, especialmente, em comunidades de difícil acesso, até porque as próximas eleições serão desafiadoras", pondera o diretor-geral.

O chefe do Gabinete da Polícia Judicial do TRE, Jorge Monteiro, explica que a segurança é fundamental para o trabalho dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país, e disse que o setor colabora para identificar, com antecedência, os locais com maior necessidade de intervenção da Força Nacional durante as eleições. “Já levantamos informações desses lugares e encaminhamos às forças parceiras, principalmente o Exército, porque essa tarefa não é a atividade fim dele. Assim, a gente consegue dar cobertura em mais de 90% do estado”, conta Monteiro.

Sobre o assunto, o Comandante Militar do Norte, general Vendramin, ressaltou a importância de receber essas informações do TRE do Pará para treinar a equipe que ficará a cargo da proteção das cidadãs e dos cidadãos no período eleitoral, pois os militares do Exército são preparados para a guerra e não para ações civis, e reiterou o compromisso com a cidadania no país. “A Justiça Eleitoral é muito séria e nós valorizamos isso”, pontua o general Vendramin.

 

Texto: Lidyane Albim / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido