Presidente do TRE do Pará faz visita institucional à Câmara Municipal de Belém
Na ocasião, foram apresentadas demandas referentes à Justiça Eleitoral, que buscam beneficiar especialmente eleitores e mesários.

Na manhã desta terça-feira (18), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador José Maria Teixeira do Rosário, visitou o prédio da Câmara Municipal de Belém (CMB), onde foi recebido pelo presidente da Casa, o vereador John Wyane e equipe.
O desembargador estava acompanhado pelo diretor-geral do TRE do Pará, Bruno Giorgi Almeida; pela assessora de Cerimonial, Patrícia Saboya; pela assistente de Cerimonial, Cilene Nascimento, e pela assessora de Comunicação Institucional, Renata Ferreira.
Na ocasião, foram apresentadas ao parlamentar demandas referentes à Justiça Eleitoral, que buscam beneficiar especialmente eleitores e mesários. “Temos uma grande preocupação no Tribunal com relação à acessibilidade. Precisamos de locais, que servirão como seções eleitorais, que permitam o acesso a todos”, disse o presidente do TRE, referindo-se às escolas e órgãos públicos municipais, usados como locais de votação.
Em seguida, o diretor-geral destacou outra pauta da visita. “Estamos reformulando o nosso Projeto Itinerante para levar ao eleitor serviços da Justiça Eleitoral e queremos nos colocar à disposição para parcerias para levar esse serviço à população atendida pela Câmara Municipal, especialmente porque o Cadastro Eleitoral irá fechar em maio do ano que vem e precisamos antecipar esses atendimentos”, explicou Bruno Giorgi, que ressaltou ainda a necessidade de manter os servidores municipais requisitados desempenhando atividades para a Justiça Eleitoral.
Além disso, o desembargador e o diretor-geral lembraram da importância de iniciativas, por meio de projetos de lei, para incentivar a participação de mesários no pleito do próximo ano. “Temos alguns exemplos de iniciativas nesse sentido, como em Minas Gerais, onde existem municípios que concedem o benefício da meia-entrada para mesários ou mesmo isenção na inscrição de concursos públicos”, completou Bruno.
O presidente da CMB ouviu atentamente a pauta apresentada e se colocou à disposição para atender às necessidades apresentadas. “Temos muitas solicitações relacionadas a emissão do título eleitoral, portanto, temos interesse sim em fazer essa parceria, inclusive já fazemos a emissão do documento de identidade aqui na Câmara e podemos implementar a emissão do título”, destacou Wayne.
Após a reunião, o presidente do TRE e sua equipe foram convidados a visitar a obra do prédio da CMB, prevista para ser concluída em março deste ano.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.