1º Prêmio IDEIA reconheceu a criatividade e inovação
Contemplando a sede e as zonas eleitorais, foram premiadas as iniciativas que se destacaram pela modernização e eficiência para a melhoria dos serviços prestados pelo TRE do Pará.
Instituído com o objetivo de reconhecer as iniciativas que colaboram para a eficiência, a modernização e a melhoria contínua dos serviços do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), o evento de premiação do 1º Prêmio IDEIA ocorreu na terça-feira (14), por meio da plataforma Google Meet.
Instituído pelo TRE do Pará e organizado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), o Prêmio IDEIA avaliou critérios como criatividade, resultados mensuráveis, impacto social e institucional, sustentabilidade, eficiência de recursos, reprodutibilidade e escalabilidade. Na ocasião, foram premiadas três boas práticas desenvolvidas pelas unidades na sede do Tribunal e mais três das zonas eleitorais de todo o estado.
A diretora-geral, Nathalie Castro, abriu oficialmente o momento e destacou a importância de valorizar as iniciativas. "O TRE precisa reconhecer, divulgar e perpetuar essas práticas porque são ideias boas que otimizam a rotina de trabalho. O compartilhamento de ideais também é fundamental porque ajuda no processo de trabalho. Essa primeira edição já é um sucesso, pois tivemos 9 inscritos na categoria Secretaria e mais 19 na categoria Zonas Eleitorais. É a oportunidade de compartilhar aquilo que fazemos de bom", observou.
Em seguida, a diretora anunciou as iniciativas vencedoras e, na categoria "Secretarias", foram premiadas as seguintes atividades:
- 1º lugar: Sistema Monitora (CPADI - SJ);
- 2º lugar: Gestão Patrimonial In Loco (Comap e Secob - SA)
- 3º lugar: Sistema de Teletrabalho (Sistele - SGP).
O secretário de Gestão de Pessoas, Walber dos Remédios, falou da alegria pela premiação. "Fico muito feliz pelo reconhecimento com uma boa prática, pois sabemos que o teletrabalho é um desafio principalmente quanto à produtividade. Creio que será de muito ganho para todos", pontuou.
Na categoria Zonas Eleitorais, foram premiadas:
- 1º lugar: Mapa dos Locais de Votação - Uma Ferramenta eficaz nas Eleições (41ª Zona Eleitoral - Ourém);
- 2º lugar: Tá No Mapa ( 50ª ZE - Castanhal) e
- 3º lugar: Itinerantes Locais levando Cidadania mais perto de Você (18ª ZE - Altamira).
Sobre o desenvolvimento da prática vencedora, a servidora da 41ª ZE, Gilmara Souza, explicou que "foi feito um apanhado com exportação dos dados do aplicativo GEL sobre os locais de votação com uso de cores no smartphone e ajudou muito a todos na última eleição - incluindo juiz, servidores e técnicos de urna - a encontrar e se locomover nos locais mais distantes. Agradeço a todos", disse.
Avaliação
Antes da cerimônia, a assessora de Comunicação Institucional do Tribunal, Renata Ferreira, que conduzia o cerimonial do evento, explicou os critérios utilizados para a premiação. A avaliação das iniciativas foi feita por uma banca examinadora composta de quatro avaliadores externos, com reconhecida atuação na área de Inovação e/ou Gestão Pública, incluindo:
Reijjane Ferreira de Oliveira, juíza da 73ª Zona Eleitoral e também Ouvidora da Mulher do TRE do Pará;
João Valério de Moura Júnior, juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e integrante do Grupo Operacional do Centro de Inteligência e o Laboratório de Inovação do TJPA;
Reynan Abreu, executivo Público e empreendedor público, atualmente responsável pela Coordenação do Laboratório de Inovação da Escola de Governança Pública do Estado do Pará e Eduarda Coura, servidora do TRE do Mato Grosso, profissional que reúne conhecimentos em Direito, Tecnologia, Design e Inovação.
Presente na cerimônia, a juíza Reijjane Ferreira de Oliveira elogiou o Tribunal por empreender a premiação. "Parabenizo o TRE do Pará, na pessoa de seu presidente, o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, por ter aprovado a resolução que instituiu do Prêmio IDEIA que incentiva, reconhece e valoriza as iniciativas, premiando soluções criativas e inovadoras que contribuam para o Tribunal aumentando a eficiência dos serviços prestados", afirmou.
Também presente, Reynan Abreu destacou que a presença da Escola de Governança (EGPA) fomenta "que essa iniciativa inspire outras instituições públicas, pois representa melhoria e eficiência para o serviço público. É gratificante ver como iniciativas simples podem fazer a diferença e ajudam a trilhar um caminho de transformação. Esse prêmio celebra o espirito inovador que move o serviço público, parabéns ao TRE e ao serviço público por pensar simples, objetivamente e por servir à sociedade", argumentou.
Na conclusão da cerimônia, a diretora-geral agradeceu a todos e ressaltou o caráter colaborativo do IDEIA. "Parabéns a todos os premiados e a grande ideia desta premiação é fomentar a participação, o compartilhamento entre a Sede e as ZEs daquilo que está sendo feito de bom para melhoria do nosso processo de trabalho", finalizou.
Os projetos vencedores receberão um certificado de reconhecimento e terão as iniciativas publicadas no site oficial do Tribunal, ganhando visibilidade e inspirando outras ações inovadoras.
Prestigiaram a cerimônia virtual as secretárias de Planejamento, Hérika Sodré e Judiciária, Fernanda Moreira; o secretário de Administração, Judiron Carvalho, bem como os servidores das zonas eleitorais com iniciativas inscritas no prêmio.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Imagens: Vidda Duarte/ Ascom TRE do Pará.