Concluída a primeira etapa da Usina Solar do TRE do Pará

Produzindo 2.200 MW hora/ano de energia elétrica limpa e renovável a usina vai possibilitar uma economia para o Tribunal de ate R$ 1,8 milhão por ano em custos com energia elétrica. O nome da usina homenageia o "imortal" José Wilson Malheiros da Fonseca.

Produzindo 2.200 MW hora/ano de energia elétrica limpa e renovável a usina vai possibilitar uma ...

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) entregou na manhã da sexta-feira (17) a conclusão da primeira etapa da Usina Solar "Imortal" José Wilson Malheiros da Fonseca. A obra integra o Programa Sociedade e Sustentabilidade, do Plano de Gestão 2023/2024, do desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior.

Localizada em Santarém, no oeste do estado, em uma área de aproximadamente 14 mil m², a usina tem a previsão de entrar em operação até o final do primeiro semestre de 2025. Em plena operação, terá uma potência total de 1,7 Megawatts-Pico, gerando 2.200 MW hora/ano, o que possibilita uma economia de cerca de R$ 1,8 milhão por ano em custos com energia elétrica para o Tribunal podendo se sustentar, independente de concessionária, em anos não eleitorais. Em anos eleitorais, quando eleva o consumo devido aos plantões e aumento no número de atendimentos ao público, a autossuficiência de energia será de 80 a 85%.

Entrega

A diretora-geral, Nathalie Castro, esteve em Santarém para o ato oficial de entrega da obra e falou sobre a amplitude do projeto. "Essa entrega da primeira fase com toda a sua infraestrutura é muito significativa e possível graças ao empenho e compromisso da Secretaria de Administração e da Seção de Engenharia do Tribunal, a quem agradeço. O projeto foi pensado na Gestão passada e foram grandes passos porque conseguimos chegar até a entrega desta primeira etapa de algo que é grandioso, envolve muito orçamento. Agora, a usina está com a estrutura toda pronta para receber as placas e entrar em operação", explicou.

O secretário de Administração, Judiron Carvalho, disse estar agradecido pela realização da primeira fase. "Nesses dois anos de gestão, um dos principais projetos ao qual nos dedicamos foi a usina solar. Pegamos um terreno baldio onde era jogado lixo e iniciamos todo o trabalho do zero, por isso, o sentimento de chegar até essa etapa, com quase 90% de conclusão da obra, é de gratidão", afirmou.

Já o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, que atuava como diretor-geral no biênio 2021-2022, destacou os esforços pela continuidade do projeto da usina na gestão atual. "Cabe a mim falar que, a partir da semente plantada na gestão da desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, a atual gestão aprimorou o projeto desta usina para melhor e hoje entrega a limpeza, drenagem, o nivelamento, a construção do muro, a urbanização e toda a estrutura das placas, se consolidando como uma gestão de grandes entregas e de grandes obras", pontuou.

O coordenador de Edificações e Infraestrutura do Tribunal, Diego Lopes, falou da superação dos obstáculos parava execução da usina. "Agradeço à atual gestão por toda a confiança e hoje podemos olhar com orgulho porque esse projeto foi bem desafiador para a Coedi, tanto por olharmos como era o terreno quanto por precisar superar várias etapas complexas, começando pela terraplanagem e, em breve, esperamos colocar a usina em funcionamento porque serão muitos benefícios para o Tribunal e para toda a sociedade", afirmou.

Também participaram do momento o chefe da Seção de Engenharia, Paulo das Neves, além dos servidores e das servidoras das zonas eleitorais de Santarém. A servidora da Assessoria Executiva de Apoio à Gestão (Asag), Tany Reges, conduziu o cerimonial do evento.

Etapa

Nesta primeira etapa, foi entregue toda a infraestrutura inicial completa para o funcionamento da usina, que abrange a obtenção da entrega do terreno, pela Secretaria do Patrimônio da União; o projeto e execução da terraplenagem e drenagem do terreno, fruto de parceria com a prefeitura municipal; o projeto e execução do muro e a urbanização do entorno, além da instalação das estruturas metálicas para a instalação de 2.600 placas fotovoltaicas.

A execução completa da usina, com colocação das placas fotovoltaicas e interligação à rede elétrica da concessionária, para iniciar operação, também já está contratada e em fase de execução.

Homenagem

A usina leva o nome do magistrado, escritor, compositor e membro da Academia Paraense de Letras (APL), José Wilson Malheiros da Fonseca, filho do maestro Wilson Dias da Fonseca, o “Maestro Isoca”, figura ilustre da cultura santarena. A homenagem une inovação à valorização da cultura regional, celebrando a contribuição de José Wilson à música, à literatura e à sociedade paraense.

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará.

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido