Corregedoria entrega Prêmio Conatus e Selo Exercendo a Cidadania às zonas

A premiação valoriza magistradas (os) e servidoras (es) da Justiça Eleitoral do Pará que se destacam na prestação das atividades jurisdicional e cartorária.

A premiação valoriza magistradas (os) e servidoras (es) da Justiça Eleitoral do Pará que se dest...

Pelo quinto ano consecutivo, a Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE-PA) promoveu a entrega do Prêmio Conatus e o Selo Exercendo a Cidadania. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), e contou com a participação de magistrados (as) e servidores (as) da sede e das Zonas Eleitorais (ZEs) paraenses.

Criado pela Corregedoria, o Prêmio Conatus simboliza o reconhecimento de servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) dedicados a ampliar o exercício pleno da cidadania e promover a inclusão do eleitorado no Pará, estado cujas dimensões continentais, muitas vezes, dificultam o acesso aos serviços eleitorais. A premiação é concedida anualmente aos cartórios eleitorais e destaca a produtividade e celeridade dos processos judiciais, bem como a eficiência no tratamento do Cadastro Eleitoral.

A Mesa de Honra foi presidida pelo vice-presidente do TRE do Pará, o desembargador-corregedor José Maria Teixeira do Rosário, e foi composta pela juíza Rosa Navegantes e pelo juiz Marcelo Guedes, membros efetivos da Corte Eleitoral, e pelo secretário da Corregedoria, Bruno Giorgi. Esteve presente o secretário de Orçamento, Finanças e Contabilidade, Ricardo Serruya. A cerimônia foi conduzida pela chefe de Gabinete da CRE-PA, Elaine Santana.

A cerimônia de outorga iniciou com a entrega do Selo Exercendo a Cidadania, que passou a integrar a premiação no ano passado. O projeto vencedor na categoria Atendimento foi o “Dia D da Cidadania”, da 72ª ZE – Ananindeua. Já na categoria Inclusão, a 4ª ZE - Castanhal e Inhangapi venceu duas vezes com os projetos “Eleições e Equilíbrios 2024” e “Voto Consciente e Inclusivo”.

Em seguida, foi a vez de conhecer os vencedores do Prêmio Conatus, iniciativa que valoriza o trabalho prestado pela Justiça Eleitoral do Pará aos jurisdicionados. Em primeiro lugar, ficou a 103ª ZE - Breu Branco, que levou o troféu Ouro. A 22ª ZE – Óbidos, que foi a grande vencedora do ano passado, conquistou o troféu Prata em 2025. E o Bronze ficou com a 64ª ZE – Salinópolis.

Os critérios utilizados para escolher os vencedores das três categorias são 50% correspondente ao índice de produtividade e os outros 50% são divididos entre o cumprimento de prazos e as coincidências biográficas e biométricas. O prêmio Conatus e o Selo Exercendo a Cidadania são instituídos pelo Provimento CRE Nº 6 e têm abrangência para o Primeiro Grau de jurisdição da Justiça Eleitoral do Estado do Pará.

Para o vice-presidente do TRE do Pará, desembargador-corregedor José Maria Teixeira do Rosário, a premiação é uma conquista da Justiça Eleitoral paraense na garantia da cidadania no estado. “Chegamos ao final de mais um ciclo do Prêmio Conatus e, com ele, o nosso propósito de honrar as zonas eleitorais que mais se destacaram no ano de 2024. Muitos foram os desafios, mas quando se trabalha com profissionalismo e ética, os problemas, antes tão vultosos, transformam-se em pequenos contratempos”, afirmou.

A juíza eleitoral Rosa Navegantes lembrou que, algumas vezes, as atividades mais difíceis da equipe nem sempre têm a devida visibilidade. “Tem muita gente que não conhece o trabalho dos servidores que carregam a urna e precisam se deslocar de canoa, cavalo, avião e, mesmo assim, a urna não chega até a sessão eleitoral porque é muito distante. Então parabéns aos vencedores e que o trabalho de vocês incentive a criação de tantos outros”.

O secretário da Corregedoria Regional Eleitoral do Pará, Bruno Giorgi, destacou a importância do contato mais próximo entre os servidores das zonas eleitorais e o TRE do Pará. “Fizemos dois anos de inspeções. Conhecemos muita gente, muitos lugares. Entendemos a diferença de uma inspeção presencial e virtual. Você pisa no local e sente o clima das pessoas, quando elas interagem. Estamos encerrando um ciclo e premiando as zonas que realmente atuaram muito com profissionalismo e ética”, disse.

O juiz eleitoral Marcelo Guedes celebrou a humanização do trabalho em tempos de tecnologia ultra avançada. “Independente de terem sido agraciados ou não, todos os projetos tiveram o intuito de fazer um bom trabalho, ainda mais em tempos de Inteligência Artificial e automatização dos processos. O que a gente viu aqui foi a humanização do atendimento de cidadãos simples, do lavrador que tem dificuldade de fazer a biometria com o dedo danificado. Vocês realmente estão de parabéns”.

Para o chefe de Cartório da 103ª ZE - Breu Branco, Vinícius Wesolowski, que venceu o prêmio Conatus, não há vitória sem união. “Eu não poderia representar a Zona nessa premiação sem o apoio de toda a equipe. Agradeço, primeiramente, à doutora Ana Beatriz, que é nossa juíza eleitoral. Sem ela não seria possível nós ganharmos essa premiação, e também toda a equipe que esteve comigo durante as eleições”, ressaltou.

Texto: Lidyane Albim / Ascom TRE do Pará
Imagem: Ana Beatriz Manarte / Ascom TRE do Pará

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido