Novo Datacenter garante mais segurança dos dados e agilidade dos serviços
A inauguração do equipamento, que amplia a infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE do Pará, ocorreu na manhã da segunda-feira, 13, no edifício-sede, em Belém.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) conta agora com um novo e moderno Datacenter, equipamento projetado para reunir computadores, armazenar informações, processar dados, gerenciar ativos de rede, entre outras atividades referentes à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
A inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira, 13, no estacionamento do edifício-sede, em Belém, onde está instalado o contêiner modular classificado na categoria Tier III, uma das mais reconhecidas certificações internacionais do setor. Assegurando nível de 99,982% de disponibilidade anual, a infraestrutura garante a continuidade operacional dos sistemas, mesmo diante de falhas ou interrupções elétricas, como falta de energia.
Durante a inauguração, o presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, celebrou a aquisição do Datacenter como um marco tecnológico e institucional. "Armazenar com segurança e integridade a nossa memória e a nossa história, em um ambiente seguro, é um processo de suma importância. Por isso, eu ressalto e agradeço o empenho de todos os envolvidos que se engajaram para alcançar esse objetivo tão importante da nossa gestão, com um Datacenter bonito e inovador, para preservar as informações do TRE do Pará".
A implantação do novo Datacenter integra as metas do Plano de Gestão 2023/2024, dentro das ações do Programa de Infraestrutura, Tecnologia e Inovação. "O maior desafio, inicialmente, foi o orçamentário, porque dependia do Tribunal Superior Eleitoral. Após a aprovação e descentralização dos recursos pelo TSE, outros desafios surgiram como a execução da obra e cumprimento dos prazos. Mas com planejamento, dedicação e parceria conseguimos contornar os problemas", destacou a diretora-geral, Nathalie Castro.
Com diversos recursos, incluindo intranet, banco de dados Oracle, backups, telefonia VoIP, videomonitoramento e dispositivos de segurança da informação, a arquitetura hiperconvergente do novo Datacenter do TRE combina armazenamento, computação e rede em uma única plataforma, o que deve resultar em maior agilidade nos processos corporativos, facilidade de gerenciamento e otimização dos recursos tecnológicos da instituição.
"Estamos dando várias camadas de funcionamento, de redundância, de resiliência para que todos os sistemas do TRE continuem funcionando, seja aqui na sede ou nas zonas eleitorais, todos dependem desse Datacenter. Então, dar mais infraestrutura e mais continuidade para esse serviço garante que o jurisdicionado, quando atravessar 8 horas navegando para ser atendido, ele efetivamente seja atendido e não tenha prejuízos. Essa que é a grande diferença", explicou o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito.
A arquitetura modular do equipamento permite, ainda, a otimização do espaço e a expansão do Datacenter de acordo com as demandas, além da integração com tecnologias emergentes, como a computação em nuvem e a Inteligência Artificial (IA), que já fazem parte da rotina de trabalho no TRE do Pará.
Assim, com o investimento de R$ 4 milhões, o Tribunal reforça o compromisso com a inovação, a eficiência e a segurança no tratamento dos dados da Justiça Eleitoral, se alinhando às melhores práticas de gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação, para preservar a integridade dos dados e serviços prestados à sociedade.
Conduzida pela STI, a iniciativa contou com o apoio fundamental da Secretaria de Administração que, juntamente com a Sodalita Informática e Telecomunicações LTDA, empresa contratada para o serviço, foi responsável pela viabilização das obras para a instalação da infraestrutura física e, também, das instalações elétricas exclusivas para o Datacenter.
"Na situação que era até hoje, tínhamos muitas situações, quando faltava energia, de o Datacenter desligar totalmente e a gente ficar aflito com receio dele não voltar a funcionar e perdermos dados importantes. Dessa forma, esse novo Datacenter realmente representa um ganho muito grande para a Justiça Eleitoral do Pará", reforçou o secretário de Administração Judirom Carvalho.
A cerimônia de inauguração foi marcada por uma visita guiada ao novo Datacenter. Além de vários secretários da atual gestão e de servidores e colaboradores do Regional paraense, a juíza da Corte Eleitoral, Rosa Navegantes, participou do evento, que consolida, cada vez mais, a atuação da Justiça Eleitoral no Pará.
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará
Imagem: Elaynia Ono / Ascom TRE do Pará