Núcleo de Atendimento ao Eleitor: o seu espaço para os serviços eleitorais em Belém
Na travessa Pirajá, entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira, o local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

O Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), funciona desde 2008, no bairro da Pedreira, em Belém. No espaço, as eleitoras e eleitores podem emitir documentos e fazer a regularização do título. Além disso, é possível tirar dúvidas sobre o processo eleitoral, incluindo assuntos como a obrigatoriedade do voto, votar sem o título ou, ainda, como justificar a ausência nas eleições.
"O Núcleo é a nossa porta de entrada, o cartão de visitas para o eleitor. É aqui que ele busca diversos serviços, como tirar a primeira via do título, fazer a transferência de domicílio, caso queira votar em Belém. E, ainda, realizar o cadastramento biométrico, que inclui a coleta da foto e da assinatura digital. O nosso atendimento aqui é, portanto, de suma importância”, declara o chefe do NAE, Zilomar Pereira.
De acordo com o servidor, em anos não eleitorais, o NAE atende cerca de 120 pessoas, por dia, chegando a uma média mensal de 2.400 atendimentos. Já em anos de eleição, a demanda aumenta, significativamente, passando para aproximadamente 7.500 eleitores, por mês, e alcançando cerca de 32.000 pessoas por ano eleitoral.
"Normalmente, contamos aqui com 14 guichês de atendimento, mas em ano de eleição esse número pode duplicar ou até triplicar. Abrimos novas centrais de atendimento e utilizamos outras salas para atender a demanda. Na última eleição, por exemplo, chegamos a ter 58 guichês em funcionamento. É quando o interesse pela questão do voto aumenta", informa Zilomar Pereira.
Assim, o TRE do Pará recomenda aos moradores de Belém que procurem o Núcleo de Atendimento ao Eleitor para a realização dos serviços neste ano em que não haverá eleições. O objetivo é evitar filas e demora no atendimento, visto que a demanda pelo trabalho aumenta consideravelmente nos períodos eleitorais.
Zonas Eleitorais - Além do espaço com os guichês de atendimento ao público, no NAE funcionam 10 dos 11 cartórios de Zonas Eleitorais (ZEs) de Belém, sendo: 1ª ZE, 28ª ZE, 29ª ZE, 73ª ZE, 76ª ZE, 77ª ZE, 95ª ZE, 96ª ZE, 97ª ZE e 98ª ZE. A exceção é a 30ª ZE, que fica no Distrito de Icoaraci, na rua Manoel Barata, 1104.
Vale ressaltar que o Núcleo é destinado aos eleitores de Belém, exclusivamente, para casos de inscrição, transferência e pedido de revisão cadastral. Já os moradores de outras cidades também podem procurar o NAE se precisarem emitir certidões, dar baixa em multas, imprimir título ou, ainda, para qualquer informação relacionada à Justiça Eleitoral.
Serviço - Localizado na travessa Pirajá, entre Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, o Núcleo de Atendimento ao Eleitor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Você pode entrar em contato pelo telefone (91) 3222-7481 e também pelo e-mail: nae@tre-pa.jus.br.
Texto: Elissandra Batista / Ascom TRE do Pará.
Imagem: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.