Juiz Amilcar Roberto Bezerra Guimarães é empossado como membro efetivo da Corte Eleitoral do Pará
O Juiz de Direito Amilcar Roberto Bezerra Guimarães tomou posse como membro efetivo da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), nesta sexta-feira (04), em sessão solene no Pleno. O Magistrado ocupará a vaga na Corte Eleitoral pelo biênio 2016/2018.
A escolha do Juiz foi aprovada à unanimidade no Pleno do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) em sessão realizada no dia 24 de fevereiro desse ano. O Magistrado já fazia parte da composição do TRE-PA, como membro substituto, desde junho de 2015 e ocupou, como efetivo, na vaga deixada pela Juíza Eva do Amaral Coelho.
“Quando você é substituto, ocorre a convocação às vezes para compor a Corte e quando há a necessidade você relata um ou outro voto. Agora não, os processos estão todos sob a minha responsabilidade e isso muda completamente a perspectiva. É um desafio enorme e espero dá conta do recado”, comentou o Juiz de Direito.
Amilcar Bezerra formou-se em direito em 1983, aos 20 anos, e exerceu a advocacia por seis anos. Em 1988, aos 26 anos, iniciou sua carreira na magistraturaao passar em concurso público para Juiz e assumir a Comarca de Muaná. Depois atuou pelas comarcas de Capanema, Curuçá e Castanhal. Em todas as comarcas que passou exerceu a função de Juiz Eleitoral.
Alguns momentos da carreira do Juiz foram marcados pelo pioneirismo. Em 1990, ele foi cedido ao Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJ-RR) e assim foi o primeiro Magistrado do recém-criado Estado brasileiro.
O Juiz assume a vaga na Corte em um ano de grande trabalho para a Justiça Eleitoral. “Em ano eleitoral o volume de trabalho aumenta. São mais de cem prefeitos, milhares de vereadores e candidatos. Os conflitos são enormes e os recursos para Corte serão ainda maiores. Espero cooperar com a Justiça Eleitoral a fim de engrandecer o nome da instituição”, finalizou o Juiz de Direito Amilcar Roberto Bezerra Guimarães.