TRE amplia locais de atendimento à eleitora e ao eleitor
Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Tribunal e o Governo do Estado garante a oferta de serviços nos espaços Estação Cidadania na capital e no interior.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) ampliou o número de locais para atender à eleitora e ao eleitor. Desde o último dia 1, os atendimentos estão sendo disponibilizados também em sete pontos das Estações Cidadania localizadas em Belém, Ananindeua, Marabá, Parauapebas e Santarém.
Na capital, os atendimentos serão feitos na Estação Cidadania do Guamá, Estação Cidadania Pátio Belém e Estação Cidadania Grão Pará (onde o atendimento, inclusive, já estava sendo realizado). Em Ananindeua, na Estação Cidadania Metrópole Ananindeua; em Parauapebas, na Estação Cidadania Parauapebas Carajás e em Santarém, na Estação Cidadania Santarém.
Os serviços oferecidos serão os seguintes: emissão de 1a e 2a via do título de eleitor; mudança de domicílio; consulta de multas e regularização. Todos esses serviços estão disponíveis até o dia 4 de maio, data em que será fechado o cadastro eleitoral.
A disponibilidade para os novos locais de atendimento foi possível por conta de um Acordo de Cooperação Técnica (nº 21 / 2021), assinado entre o Tribunal e o Governo do Estado. “O TRE do Pará, não obstante aos desafios que a pandemia impôs, implantou diversas metodologias para tentar descentralizar o atendimento e garantir às eleitoras e aos eleitores serviço de qualidade dentro de suas possibilidades e, principalmente, em locais de grande circulação”, destaca o diretor geral do Tribunal, Felipe Brito.
Ele acrescenta ainda que “a abertura nas estações é uma parceria com o Governo do Estado e busca justamente isso: estar presente em locais multisserviços, ou seja, que emitem diversos tipos de documento, onde o cidadão busca, por exemplo, o documento de identidade e já consegue regularizar a sua situação eleitoral, ou mesmo emitir o CPF e, ao mesmo tempo, locais como shoppings e os grandes centros, em que o Tribunal não tinha presença e a partir de agora faz parte também desse ciclo”, completou.
Vale destacar que no momento o serviço de biometria está suspenso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as eleitoras (es) que ainda não fizeram a biometria, vão precisar levar um documento com foto no dia da eleição.
Os serviços da Justiça Eleitoral do Pará estão disponíveis no site do Tribunal (https://www.tre-pa.jus.br/); de forma presencial, no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (CAE), em Belém, e nos cartórios das 100 Zonas Eleitorais do Estado. Mais informações podem ser obtidas no Disque Eleitor (91 3346-8100). A ligação é gratuita.
:: Veja os locais, endereços e horários:
Belém:
- Estação Cidadania do Guamá, na Avenida José Bonifácio, 2308, no bairro do Guamá, das 8h às 14h.
- Estação Cidadania Pátio Belém, no Shopping Pátio Belém, na Avenida Padre Eutíquio, 1078, das 10h às 16h.
- Estação Cidadania Grão Pará, no Shopping Bosque Grão Pará, na Avenida Centenário, 1052, térreo, das 10h às 16h.
Ananindeua:
- Estação Cidadania Metrópole Ananindeua: Shopping Metrópole Ananindeua, na BR-316, Km 4, Coqueiro, das 10h às 16h.
Marabá:
- Partage Shopping Marabá, na BR-230 (Avenida Transamazônica), 68507 - Quadra 15, lote 10 - Nova Marabá, das 10h às 16h.
Parauapebas:
- Karajás Shopping, na Rodovia Municipal Faruk Salmen, Km 07, 510 - Primavera, das 10h às 16h.
Santarém:
- Estação Cidadania Santarém, na Avenida Rui Barbosa - Prainha, de 8h às 14h.
Alexandra Cavalcanti/ Ascom TRE do Pará.