Gestão de Processos

A Cadeia de Valor pode ser descrita como o levantamento de toda ação ou processo necessário para gerar ou entregar produtos ou serviços a um beneficiário, permitindo uma melhor visualização do valor ou benefício agregado aos processos, e sendo utilizada amplamente na definição dos resultados e impactos de organizações.

Identificar os elos da cadeia de valor não significa mapear o organograma da organização e sim identificar como os processos se relacionam entre si, no desempenho das atividades desenvolvidas pela organização, a fim de satisfazer as necessidades dos clientes. Cada elo dessa cadeia de atividades está interligado.

Portanto faz-se necessária a construção de um desenho que explicite as interações entre os processos do Tribunal, mostrando as entradas e saídas, clientes e fornecedores internos e externos à organização.

Assim como o mapa estratégico conta a história da estratégia e seu desenho, a cadeia de valor mostra a visão por processos do TRE/PA e de que forma eles estão relacionados para entregar valor aos clientes da Justiça Eleitoral do Pará.

Na Cadeia de valor, estão identificadas:

  • Macroprocessos de governança: compreendem o conjunto de processos de trabalho relacionados à gestão das informações necessárias à formulação de políticas e diretrizes para o estabelecimento e consecução de metas institucionais. Orientam a alta administração do Tribunal no processo de tomada de decisão, focam na atuação dos gestores, e incluem ações de controle, medição e ajuste do desempenho organizacional.
  • Macroprocessos finalísticos: compreendem o conjunto de processos de trabalho que geram produto ou serviço que serão entregues ou percebidos pelo cliente externo. São essenciais à existência da organização, pois estão diretamente relacionados ao objetivo maior do órgão e recebem apoio de outros processos internos.
  • Macroprocessos de suporte: têm como principal característica prover apoio aos processos finalísticos e de governança, viabilizam o funcionamento coordenado e integrado dos vários subsistemas da organização. São essenciais à gestão efetiva do negócio, prestam apoio jurídico, administram os recursos do órgão, viabilizam a manutenção da máquina administrativa, através das aquisições de bens e serviços, manutenção predial, construções e reformas. Seus clientes são elementos do próprio sistema.
  • Clientes e fornecedores (internos e externos);
  • Produtos e serviços gerados pelos processos (saídas);
  • Insumos (entradas)
  • Conexões entre processos e entidades externas.

A seguir, o modelo de Cadeia de valor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, produto da consultoria de governança realizada pela Secretaria de Auditoria Interna - SAUDI no ano de 2019, e que teve como cliente o Conselho de Governança do órgão, com o objetivo de formalizar a Cadeia de valor do TRE/PA.

Visão geral

Cadeia de Valor e Arquitetura de Processos

Quando se elabora a Cadeia de Valor, permite-se ao gestor o afastamento da perspectiva tipicamente funcional da organização, visualizar, de maneira mais sistêmica e integrada, o funcionamento do conjunto de processos existentes e a compreensão das relações de causas e efeitos, suas interfaces e transversalidades, contribuindo na identificação de valor e benefícios agregados nos processos, e dos
resultados e impactos gerados.

Partindo da Cadeia de Valor, a Arquitetura de Processos é a estrutura que permite à organização identificar como seus objetivos estratégicos estão conectados aos recursos da empresa e ao trabalho realizado pelas pessoas no dia a dia da operação. A Arquitetura representa, de forma hierárquica e organizada, todos os processos do órgão. A partir dela a organização formaliza uma base de conhecimento necessária ao gerenciamento de seus recursos, produtos, serviços e de seus respectivos processos, bem como as relações existentes entre tais processos da organização.

Arquitetura de processos

O mapeamento consiste numa ferramenta de gestão de processos cuja finalidade é identificar as informações, o fluxo, as partes envolvidas , capacidades, competências e os recursos para atender todos os componentes necessários à consecução dos objetivos de um processo de negócio.
São benefícios da gestão de processos:
  • ganhos sobre a otimização da aplicação dos recursos humanos, materiais e financeiros do órgão, necessários para, por exemplo, melhorar o atendimento ao cidadão e, consequentemente, a satisfação percebida na prestação dos serviços;
  • identificação dos processos existentes, de modo a criar instrumentos de melhoria para o desempenho da organização como um todo;
  • serve para identificar os problemas , priorizar os mais urgentes e relevantes e entender as causas de acontecerem;
  • favorece a gestão do conhecimento ;
  • melhora os insumos para a atividade de auditoria interna , e;
  • fortifica elementos estruturantes da governança em todos os níveis.

Mapas de processos formais de trabalho do TRE/PA:

Processo

Manual

Mapeamento

AUDITORIA INTERNA

Planejar e executar consultorias  Formato pdf Formato Web
Gerir ações do Prêmio CNJ de Qualidade  Formato pdf Formato Web

ORÇAMENTO, CONTABILIDADE E FINANÇAS

Gerir execução financeira de despesas Formato pdf Formato Web

REALIZAR PRESTAÇÃO JURISDICIONAL

Prestação de contas eleitorais Formato pdf Formato Web

AQUISIÇÕES E INFRAESTRUTURA

Regularização imobiliária Formato pdf Formato Web

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA E DA GOVERNANÇA 

Mapeamento de processo Formato pdf Formato Web
Elaboração do Plano de Gestão Formato pdf Formato WEB
Acompanhamento do Plano de Gestão Formato pdf Formato WEB
Desfazimento de Bens de Consumo Formato pdf Formato Web
Acompanhamento das atividades do Prêmio CNJ Formato pdf Formato WEB
Notícia de Assédio ou Discriminação Formato pdf Formato WEB

PLANEJAR E REALIZAR ELEIÇÃO

Criação de local de votação - De Ofício Formato pdf Formato WEB
Criação de local de votação - a pedido MP Formato pdf Formato WEB
Criação de local de votação - a requerimento de interessado Formato pdf Formato WEB

GERIR CADASTRO ELEITORAL

Registrar ASE 396 Formato pdf Formato WEB
Criação de Posto de Atendimento Eleitoral - PAE - a pedido de órgão externo Formato pdf Formato WEB
Criação de Posto de Atendimento Eleitoral - PAE - Por iniciativa do Tribunal. Formato pdf Formato WEB

O objetivo da desburocratização e simplificação no Tribunal Regional Eleitoral do Pará é estimular a identificação e divulgação de medidas que simplifiquem processos e/ou procedimentos administrativos no âmbito do TRE-PA, tornando-os mais eficientes e possibilitando a diminuição dos custos sociais e econômicos causados pela burocracia excessiva.

Guia Rápido de Desburocratização e Simplificação