Gestão de Processos
A Cadeia de Valor pode ser descrita como o levantamento de toda ação ou processo necessário para gerar ou entregar produtos ou serviços a um beneficiário, permitindo uma melhor visualização do valor ou benefício agregado aos processos, e sendo utilizada amplamente na definição dos resultados e impactos de organizações.
Identificar os elos da cadeia de valor não significa mapear o organograma da organização e sim identificar como os processos se relacionam entre si, no desempenho das atividades desenvolvidas pela organização, a fim de satisfazer as necessidades dos clientes. Cada elo dessa cadeia de atividades está interligado.
Portanto faz-se necessária a construção de um desenho que explicite as interações entre os processos do Tribunal, mostrando as entradas e saídas, clientes e fornecedores internos e externos à organização.
Assim como o mapa estratégico conta a história da estratégia e seu desenho, a cadeia de valor mostra a visão por processos do TRE/PA e de que forma eles estão relacionados para entregar valor aos clientes da Justiça Eleitoral do Pará.
Na Cadeia de valor, estão identificadas:
- Macroprocessos de governança: compreendem o conjunto de processos de trabalho relacionados à gestão das informações necessárias à formulação de políticas e diretrizes para o estabelecimento e consecução de metas institucionais. Orientam a alta administração do Tribunal no processo de tomada de decisão, focam na atuação dos gestores, e incluem ações de controle, medição e ajuste do desempenho organizacional.
- Macroprocessos finalísticos: compreendem o conjunto de processos de trabalho que geram produto ou serviço que serão entregues ou percebidos pelo cliente externo. São essenciais à existência da organização, pois estão diretamente relacionados ao objetivo maior do órgão e recebem apoio de outros processos internos.
- Macroprocessos de suporte: têm como principal característica prover apoio aos processos finalísticos e de governança, viabilizam o funcionamento coordenado e integrado dos vários subsistemas da organização. São essenciais à gestão efetiva do negócio, prestam apoio jurídico, administram os recursos do órgão, viabilizam a manutenção da máquina administrativa, através das aquisições de bens e serviços, manutenção predial, construções e reformas. Seus clientes são elementos do próprio sistema.
- Clientes e fornecedores (internos e externos);
- Produtos e serviços gerados pelos processos (saídas);
- Insumos (entradas)
- Conexões entre processos e entidades externas.
A seguir, o modelo de Cadeia de valor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, produto da consultoria de governança realizada pela Secretaria de Auditoria Interna - SAUDI no ano de 2019, e que teve como cliente o Conselho de Governança do órgão, com o objetivo de formalizar a Cadeia de valor do TRE/PA.
Quando se elabora a Cadeia de Valor, permite-se ao gestor o afastamento da perspectiva tipicamente funcional da organização, visualizar, de maneira mais sistêmica e integrada, o funcionamento do conjunto de processos existentes e a compreensão das relações de causas e efeitos, suas interfaces e transversalidades, contribuindo na identificação de valor e benefícios agregados nos processos, e dos
resultados e impactos gerados.
Partindo da Cadeia de Valor, a Arquitetura de Processos é a estrutura que permite à organização identificar como seus objetivos estratégicos estão conectados aos recursos da empresa e ao trabalho realizado pelas pessoas no dia a dia da operação. A Arquitetura representa, de forma hierárquica e organizada, todos os processos do órgão. A partir dela a organização formaliza uma base de conhecimento necessária ao gerenciamento de seus recursos, produtos, serviços e de seus respectivos processos, bem como as relações existentes entre tais processos da organização.
- ganhos sobre a otimização da aplicação dos recursos humanos, materiais e financeiros do órgão, necessários para, por exemplo, melhorar o atendimento ao cidadão e, consequentemente, a satisfação percebida na prestação dos serviços;
- identificação dos processos existentes, de modo a criar instrumentos de melhoria para o desempenho da organização como um todo;
- serve para identificar os problemas , priorizar os mais urgentes e relevantes e entender as causas de acontecerem;
- favorece a gestão do conhecimento ;
- melhora os insumos para a atividade de auditoria interna , e;
- fortifica elementos estruturantes da governança em todos os níveis.
Mapas de processos formais de trabalho do TRE/PA:
Processo |
Manual |
Mapeamento |
AUDITORIA INTERNA |
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Planejar e executar consultorias | Formato pdf | Formato Web |
Gerir ações do Prêmio CNJ de Qualidade | Formato pdf | Formato Web |
ORÇAMENTO, CONTABILIDADE E FINANÇAS |
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Gerir execução financeira de despesas | Formato pdf | Formato Web |
REALIZAR PRESTAÇÃO JURISDICIONAL |
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Prestação de contas eleitorais | Formato pdf | Formato Web |
AQUISIÇÕES E INFRAESTRUTURA |
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Regularização imobiliária | Formato pdf | Formato Web |
APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA E DA GOVERNANÇA |
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Mapeamento de processo | Formato pdf | Formato Web |
Elaboração do Plano de Gestão | Formato pdf | Formato WEB |
Acompanhamento do Plano de Gestão | Formato pdf | Formato WEB |
Desfazimento de Bens de Consumo | Formato pdf | Formato Web |
Acompanhamento das atividades do Prêmio CNJ | Formato pdf | Formato WEB |
Notícia de Assédio ou Discriminação | Formato pdf | Formato WEB |
PLANEJAR E REALIZAR ELEIÇÃO |
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Criação de local de votação - De Ofício | Formato pdf | Formato WEB |
Criação de local de votação - a pedido MP | Formato pdf | Formato WEB |
Criação de local de votação - a requerimento de interessado | Formato pdf | Formato WEB |
GERIR CADASTRO ELEITORAL |
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Registrar ASE 396 | Formato pdf | Formato WEB |
Criação de Posto de Atendimento Eleitoral - PAE - a pedido de órgão externo | Formato pdf | Formato WEB |
Criação de Posto de Atendimento Eleitoral - PAE - Por iniciativa do Tribunal. | Formato pdf | Formato WEB |
O objetivo da desburocratização e simplificação no Tribunal Regional Eleitoral do Pará é estimular a identificação e divulgação de medidas que simplifiquem processos e/ou procedimentos administrativos no âmbito do TRE-PA, tornando-os mais eficientes e possibilitando a diminuição dos custos sociais e econômicos causados pela burocracia excessiva.